Parceria

Equidade para a Infância

A DEFESA DOS DIREITOS DAS
CRIANÇAS NA AMÉRICA LATINA

Foto José Pedro Martins/Instituto Arcor Brasil
Colóquio na PUC-RJ em março de 2013 reuniu representantes de vários países

Equidade para a Infância América Latina é uma iniciativa conjunta do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da News School University, de Nova York, da Fundação Arcor e Instituto Arcor Brasil.

A missão de Equidade é unir forças e criar sinergias para garantir os direitos das crianças em um contexto latinoamericano de transformação e de desenvolvimento econômico e social.

Os parceiros de Equidade consideram que a pobreza infantil e a desigualdade são os maiores desafios que enfrenta a região, com um grande impacto na capacidade de sobrevivência individual e no desenvolvimento social. Equidade para a Infância América Latina aborda estes temas na perspectiva dos direitos, buscando contribuir para a redução das situações de vulnerabilidade.

Alguns temas propostos e discutidos por Equidade: Pobreza, desigualdade e iniquidade; Políticas sociais e orçamento público; Macroeconomia e tendências globais; Direito à Saúde; Direito à Educação; Direito à Proteção Especial.

Equidade mantém um site na Internet, concebido como um espaço para reflexão, intercâmbio e debate de temas essenciais para os direitos das crianças no continente. Também promove encontros e seminários, como o I Colóquio Internacional Políticas de Segurança e Direitos Humanos: Enfocando a primeira infância, infância e adolescência, realizado dias 13 e 14 de setembro de 2011, em São Paulo, no Centro Universitário Maria Antonia, da USP, com apoio da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI). Entre os dias 21 e 22 de março de 2013, a PUC-RJ sediou o II Colóquio Latino-americano sobre Políticas de Segurança e Direitos Humanos: Enfocando a Primeira Infância e Adolescência, reunindo especialistas de vários países. Foi uma iniciativa de Equidade para a Infância na América Latina, tendo como parceiros a PUC-Rio, o Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância (CIESPI), Rede Nacional Primeira Infância (RNPI), Instituto Arcor Brasil, Fundação Arcor, Instituto C&A, Avante, Fundação Bernard van Leer e ANDI-Comunicação e Direitos.

Rede Nacional Primeira Infância – Equidade para a Infância América Latina é integrante da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI), uma rede constituída de um conjunto de organizações da sociedade civil, do governo, do setor privado, de outras redes e de organizações multilaterais que atuam na promoção e defesa dos direitos da primeira infância no Brasil.

Cuidados especiais com a primeira infância são essenciais, considerando – conforme lembra a RNPI – que os primeiros 6 anos de vida da criança são fundamentais para o desenvolvimento de suas estruturas física e psíquica e de suas habilidades sociais. As experiências nesse período influenciam, por toda a vida, a criança e sua relação com as pessoas que a rodeiam.

Mais:
http://www.equidadeparaainfancia.org
http://primeirainfancia.org.br