Parceria

Fundo Juntos pela Educação

FUNDO JUNTOS PELA EDUCAÇÃO: 13 ANOS DE APOIO A
PROJETOS PARA CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS



Educadores de Pernambuco discutem ideias para a elaboração de Projeto Político
Pedagógico em unidades de educação infantil


O Instituto Arcor Brasil e o Instituto C&A constituíram em 2004 o Fundo Juntos pela Educação, que também teve a participação, no momento de criação, do fundo Vitae.

A missão do Fundo Juntos pela Educação é “prover recursos e estabelecer alianças para a educação de crianças, adolescentes e jovens”.

A primeira iniciativa do Fundo Juntos pela Educação foi o Programa pela Educação em Tempo Integral, que na prática deu continuidade ao Programa de Apoio a Projetos de Atendimento a Crianças e Jovens de 7 a 16 anos, conhecido como Programa de Educação Complementar, desenvolvido por - VITAE, desde 1997. O Programa de Educação Complementar viabilizava o suporte a projetos de parceria entre uma escola pública e uma ONG do bairro.

Em sete edições, até 2003, o Programa VITAE apoiou 94 projetos, com 24.800 beneficiários. Foram apoiados inicialmente projetos na Grande São Paulo e, depois, ações no Interior, pela atuação de novos parceiros financiadores. Desde a Quinta Edição, em 2001, o Programa teve a contribuição da Arcor do Brasil.

Programa pela Educação Integral

O Programa pela Educação em Tempo Integral, em sua primeira edição, entre 2006 e 2010, deu apoio a projetos em Campinas (SP) e na Paraíba, em João Pessoa, Santa Rita e Lucena. Os projetos uniam escolas públicas, associações de moradores e outras organizações de comunidades de alta vulnerabilidade social. Entre 2011 e 2013 a iniciativa passou a se chamar Programa pela Educação Integral, com apoio a projetos em Pernambuco (em Recife, Olinda e Igarassu) e no Ceará (em Fortaleza, Horizonte e Maranguape). Mais de 150 organizações estiveram envolvidas nestes oito anos de ação, beneficiando a mais de 30 mil crianças e adolescentes nos quatro estados.

José Pedro Martins/Instituto Arcor Brasil
Oficina de Música do Projeto Solidariedarte, em Igarassu (PE)
Aula na EM “José de Moura”, distrito de Cachoeira, em Maranguape, no Projeto Ecomuseu
de Maranguape (CE)


Programa Primeiro a Infância

Em abril de 2015 o Fundo Juntos pela Educação lançou a sua nova iniciativa, o Programa Primeiro a Infância – Educação Infantil como Prioridade, com o objetivo de contribuir com o planejamento e execução de uma educação infantil de qualidade nos três municípios pernambucanos parceiros: Cabo de Santo Agostinho, São Lourenço da Mata e Camaragibe.

Lançamento do Programa Primeiro a Infância em Recife


O Programa foi lançado com um perfil inovador no país porque teve o propósito, no primeiro momento, de fortalecer o desenvolvimento e implementação participativa, nos três municípios de Pernambuco, de Planos Municipais de Educação que incorporassem políticas de Educação Infantil de qualidade.

Os Planos Municipais de Educação foram promulgados em todo Brasil no final de junho de 2015. No segundo semestre de 2015, o Programa Primeiro a Infância voltou-se para a construção, sempre de forma participativa, de marcos referenciais com diretrizes para a formulação do Projeto Político Pedagógico de cada unidade de educação infantil nos três municípios, sempre respeitando os respectivos Planos Municipais de Educação.

Os marcos referenciais foram concluídos no início de 2016 e desde abril deste ano começou a construção do Projeto Político Pedagógico nas 152 unidades de educação infantil, sendo 18 creches, 19 de creches em conjunto com pré-escola e 115 de pré-escola em conjunto com escolas de ensino fundamental.

Concluída a elaboração do Projetos Político Pedagógicos, eles passaram a ser validados e acompanhados de um Plano de Ação, visando a sua implementação e monitoramento a partir de 2017. Os municípios foram estimulados a inserir as necessidades da Educação Infantil no seu Plano Plurianual (PPA), para garantir que as ações serão realizadas.

Momentos de encontros do Programa Primeiro a Infância – Educação Infantil como Prioridade


Projetos do Programa pela Educação Integral