Notícias

CAMBURY TERÁ O I FESTIVAL GASTRONÔMICO DIA 30 DE ABRIL

No dia 30 de abril, a partir das 12 horas, acontecerá o I Festival Gastronômico da Comunidade Tradicional do Cambury - Alimentação Saudável. Mais uma atividade ligada ao Projeto Maré Alta, apoiado em Ubatuba (SP) pelo Instituto Arcor Brasil como parte do segundo ciclo do Fundo Comunidade em Rede.


Uma das oficinas realizadas em Cambury 

O Festival é resultado das oficinas realizadas no Projeto Maré Alta, com o objetivo de contribuir para a mudança na relação dos moradores de Cambury, em sua maioria pescadores e caiçaras, com os alimentos, de modo a evitar desperdícios, cuidar do meio ambiente e exercer o consumo consciente, além da geração de renda.

Sob a coordenação da bióloga Jane Fernandes, foram realizadas quatro oficinas no mês de março, com a participação de muitas mulheres da comunidade de Cambury. O propósito, segundo a bióloga, é que a comunidade tenha noções de itens como prática de receitas saudáveis e sustentáveis, estocagem de alimentos, compostagem caseira, hortas orgânicas, benefício de alimentos orgânicos e integrais e gastronomia alternativa.

“A biodiversidade do Litoral Norte é muito rica e propicia muitas alternativas em gastronomia saudável”, comenta a Jane Fernandes. Ela destaca que nas oficinas são detalhados todos os passos relacionados a uma alimentação saudável, desde a compra e a escolha dos alimentos até a preparação das refeições, consumo e a destinação correta dos resíduos.

As oficinas são abertas com uma palestra curta e rápida, seguida de rodas de conversas e do exercício de boas práticas ligadas à alimentação saudável. O I Festival  Gastronômico da Comunidade Tradicional do Cambury - Alimentação Saudável vai coroar esse ciclo inicial junto às moradoras.

O Fundo Comunidade em Rede visa fortalecer as organizações de base parceiras e contribuir para a construção de projetos territoriais coletivos. A iniciativa resulta da parceria entre a Inter American Foundation (IAF), dos Estados Unidos, e seis membros do Bloco Brasil da RedEAmérica, inclusive o Instituto Arcor Brasil, gestor financeiro do Fundo.

Na primeira fase do Fundo, entre 2014 e 2016, foram onze projetos apoiados, em quatro estados. Muitos deles têm continuidade agora, em uma segunda fase. É o caso do Projeto Maré Alta, em Ubatuba, apoiado pelo Instituto Arcor Brasil, que também dá suporte técnico e financeiro aos  projetos Fala Comunidade em Ação e Bragança Articulada em Rede, em Bragança Paulista.

Clique aqui para voltar

 
Cadastre-se e receba nossa Newsletter
Veja nossa última edição >