História

Programa Escola em Movimento


Formação de educadores em Pernambuco

O Programa Escola em Movimento (PEM) é um programa corporativo de cobertura regional: Argentina, Brasil e Chile. A iniciativa está alinhada com o compromisso de promover a Vida Ativa que o Grupo Arcor define em sua política de sustentabilidade.

O programa tem o propósito de desenvolver iniciativas que promovam a vida ativa, através do movimento no âmbito da escola de ensino fundamental, em territórios definidos pelas organizações realizadoras.

Três linhas de ação compõem o Programa Escola em Movimento: Mobilização de Atores, Formação e Apoio a Projetos Escolares.

Na Argentina, o Programa começou com apoio a projetos na Província de San Juan, em 2013, e em Buenos Aires, Salto, San Pedro, Luján, Malvinas Argentinas e Tigre, em 2014. Para 2015 foi aberta nova convocatória, acrescentando Mar del Plata e Paraná.

No Chile, em 2014 foi aberta convocatória para escolas municipais da Comuna de Cerrillos e em 2015 para escolas da Comuna de Lo Espejo.

No Brasil, o programa vem sendo executado desde o primeiro semestre de 2013, com apoio técnico e financeiro, na primeira edição, a treze projetos em sete municípios do interior de São Paulo: Rio das Pedras, Piracicaba, Saltinho, Mombuca, Capivari, Monte Mor e Rafard. Foram beneficiadas 5.900 crianças, e ministradas 24 oficinas de formação, envolvendo 1.140 educadores.

Entre 2015 e 2016, em sua segunda edição, o programa dá apoio a 16 projetos nos municípios de Cabo de Santo Agostinho, Escada e Ipojuca.








Fotos: Capacitação de escolas em Capivari