PEM

Programa Escola em Movimento


Formação de educadores em Pernambuco

O Programa Escola em Movimento tem como objetivo apoiar iniciativas que promovam a vida ativa, por meio do movimento, através da criação de espaços, tempos e condições socioeducativas, em regiões de atuação do Instituto Arcor Brasil.

Tem três linhas de ação: apoio a projetos escolares, formação e mobilização de atores.

Na linha de apoio a projetos escolares, incentiva e apoia escolas públicas na elaboração de projetos, de acordo com sua realidade, que estimulam a vida ativa, através do movimento. A promoção da vida ativa é um compromisso do Grupo Arcor em sua política de sustentabilidade.

Nesse sentido o Programa Escola em Movimento é uma ação corporativa que desde 2013 dá suporte, técnico e financeiro, a escolas na Argentina, Brasil e Chile. O apoio técnico abrange a formação de educadores, para que possam se qualificação em ações de estimulo à vida ativa no ambiente escolar. Outro eixo do programa é a mobilização de atores, pois a intenção é que as famílias e comunidade em geral se envolvam nos projetos apoiados, além de outras organizações da sociedade civil e o poder público.

No Brasil já foram realizadas duas edições para escolas da região de Piracicaba, no interior paulista, e de municípios da Região Metropolitana de Recife (PE). Em 2017 está em curso a terceira edição, em Contagem (MG), e em março teve início a quarta edição, com 14 escolas públicas de Bragança Paulista.

Os projetos são sempre definidos pelas escolas. O Instituto Arcor Brasil busca, dessa forma, ser efetivamente um parceiro, caminhando e aprendendo junto com as escolas.

Formação e assinatura de convênios em Bragança Paulista


Formação e assinatura de convênios em Contagem









Fotos: Capacitação de escolas em Capivari