Parceria

RedEAmérica

UMA ALIANÇA HEMISFÉRICA PELO
DESENVOLVIMENTO DE BASE

Fotos Divulgação RedEAmérica
Capacitação com representantes de parceiros do Projeto Teia, em Bragança Paulista

A RedEAmérica é uma rede temática hemisférica, que tem como estratégia fazer do desenvolvimento de base um elemento chave na redução da pobreza, a inclusão social e o aprofundamento da democracia. A Rede articula esforços de fundações e organizações empresariais que estão interessadas em encontrar novas e melhores formas de investir seus recursos no desenvolvimento das comunidades onde atuam.

A RedEAmérica nasceu em 2002, com o apoio da Fundação Interamericana (IAF), órgão autônomo do governo dos Estados Unidos. Hoje a Rede conta com mais de 70 organizações de origem empresarial que fazem investimento social privado em 12 países da América Latina: México, República Dominicana, Guatemala, El Salvador, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Chile, Uruguai, Argentina e Brasil.

São três as linhas de atuação da RedEAmérica:

  • Aprendizagem e geração de capacidades.

  • Alianças e trabalho em rede.

  • Incidência no setor público e privado.

A RedEAmérica aspira ser uma referência continental em investimento social privado e desenvolvimento de base, no marco da Responsabilidade Social Empresarial.






RedEAmérica no Brasil – O Bloco Brasil da RedEAmérica é integrado por: BRF, Fundação Otacílio Coser, Instituto Arcor Brasil, Instituto Camargo Corrêa, Instituto Holcim, Instituto Lina Galvani, Instituto Votorantim, Natura e Instituto InterCement.

As organizações filiadas à RedEAmérica no Brasil mantêm os fundos: BR, PorAmérica e Comunidade em Rede.

PorAmérica – O Programa PorAmérica - Programa Fortalecimento de Organizações de Base – ODB para Combater a Pobreza é uma iniciativa promovida e cofinanciada pela RedEAmérica, em aliança com o Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID e a Corporação Consórcio para o Desenvolvimento Comunitário. Como parte deste Programa, o Instituto Arcor Brasil apoiou o projeto "Construindo sonhos através dos recicláveis", da organização de base Cooperativa de Produção dos Profissionais em Coleta, Manuseio e Comercialização de Materiais Recicláveis e Reutilizáveis "Antonio da Costa Santos", de Campinas.

Comunidade em Rede – Fundo constituído em outubro de 2012, de apoio a projetos de desenvolvimento de base, a partir de convênio de cooperação estabelecido entre membros da RedEAmérica e a Fundação Interamericana, organização autônoma do governo dos Estados Unidos. O Instituto Arcor é o gestor financeiro do fundo, que dá apoio a projetos de desenvolvimento de base nas áreas prioritárias das fundações e institutos empresariais parceiros do Fundo Comunidade em Rede, formado pelas Fundações Aperam e Otacílio Coser, e pelos institutos Camargo Corrêa, Holcim e Votorantim.

Até 2016, o Fundo Comunidade em Rede dá apoio a onze projetos comunitários, em quatro estados brasileiros. O Instituto Arcor Brasil dá apoio especificamente aos projetos “Maré Alta”, em Ubatuba (SP), “Fala Comunidade” e “Teia: Ações Comunitárias Articuladas”, em Bragança Paulista (SP).

Clique aqui e conheça a sistematização desse processo, no relatório do Fundo Comunidade em Rede

Entre 2011 e 2012, organizações filiadas à RedEAmérica no Brasil promoveram o Programa Iniciativa Comum, que resultou no apoio a três redes de coletivos jovens. Foram 19 coletivos jovens apoiados em suas ações, em diversas áreas.

Mais:
www.redeamerica.org
José Pedro Martins/Instituto Arcor Brasil
Assinatura dos projetos do Fundo Comunidade em Rede em Bragança Paulista (SP)